Já se passou um mês desde que saí efetivamente do meu antigo emprego após pedir as contas em busca de novos desafios e aprendizados! Se você não acompanhou o começo e quer saber porque larguei tudo é só ver esse post!

Agora, se você também está querendo fazer isso ou quer saber os resultados dessa decisão, vou contar aqui o que fiz e estou fazendo e as principais lições que aprendi nesse tempo.

Antes disso, se você ainda não curtiu a página nova no Facebook, aproveite para ir lá agora e me acompanhar, é só clicar na figura abaixo!

Página Face

SER FELIZ É BARATO

Essa é a primeira conclusão após 30 dias!

Não ter emprego significa para mim acima de tudo liberdade. Fazer meus horários e minha rotina.

Entenda que isso não envolve não fazer nada.. isso envolve poder mudar seus horários para não pegar filas, para aproveitar o dia e para produzir nos horários que você rende mais, o que acaba por vezes somando mais tempo de “trabalho” do que quando eu tinha um emprego.

Hoje posso acordar as 6h ou 7h da manhã com calma, sem pressa de chegar atrasado em qualquer lugar. Posso preparar meu café tranquilo e com mais qualidade. Posso tomar o banho sem pensar nos problemas do dia, correr na praia, meditar ou fazer qualquer outra coisa que me de energia para começar o dia!

Resultado.. as 8h30 ou 9h já estou com muitas coisas pessoal e que trazem satisfação realizadas e preparado para focar e produzir no que eu for trabalhar (e esse normalmente era o horário que estava chegando no escritório, mas com um humor bastante diferente).

Não ter um trabalho te permite almoçar ou tomar um café com um amigo, trocar ideias e conhecer outros lugares, pensar fora da caixa, aprender muita coisa nova. Reduzir o stress, dormir melhor.. tudo isso acontece quando você toma a decisão de que viver sua vida é mais importante do que trabalhar para os outros.

O melhor de tudo isso é que não custa nada! Recentemente fiz um exercício de futurologia.. pensar no que quero ter / ser / fazer nos próximos anos. Descobri que se eu fosse milionário quase tudo que eu gostaria está no campo do ser / fazer e não do ter! Uma Ferrari não me encanta.. poder caminhar na praia vendo o sol nascer sim.. e isso é de graça!

SE PASSOU TRINTA DIAS: O QUE ROLOU?

Muita coisa aconteceu em 30 dias… boas descobertas e aprendizados.

Primeiro deles é que temos que criar bons hábitos e rotinas ou nada funcionará, já falei um pouco sobre isso aqui.. não adianta largar o emprego para ficar em casa vendo netflix. A diversão é importante, mas o trabalho é fundamental e para isso precisamos de uma rotina que nos coloque em um estado de produtividade.

Cursos e livros tomaram boa parte desse 1 mês.. o foco ainda está mais no aprender do que no executar!

MUX

Participei do Moving Up Experience com o Gabriel Goffi e do Millionaire Mind Intensive, assinado pelo T. Harv Eker e ministrado pelo Douglas Nelson, falarei ainda de ambos em posts futuros. Ambos muito bons.. lição em todos os sentidos.. principalmente vendas!

Embora nenhum dos dois cursos sejam de vendas, em ambos os apresentadores conseguiram vender muitos produtos e outros cursos hipnotizando a plateia.. realmente algo a ser masterizado.

Quanto aos livros foram 8, focados principalmente em PNL, e agora no final dos trinta dias mudando o foco para Startups.

Os investimentos também foram reorganizados.. divididos em renda fixa (60%), dólar (20%) e bolsa de valores (20%). Essa parte da bolsa de valores ainda está envolvendo muito estudo e será foco do dia a dia em pelo menos uma parcela do meu tempo. As outras partes são para médio prazo, sem preocupações no dia a dia.

Se alguém estiver operando na bolsa e quiser trocar ideias me avise.. tenho entre as minhas metas a criação de um grupo para troca de análises e discussão sobre trades.

Quanto aos negócios muitas novas ideias aparecendo, estudando startups e sonhando em em criar algumas! Isso, algumas no plural.. já que a chance de dar errado é alta a melhor estratégia é diversificar as ideias e parceiros para aprender mais rápido sobre esse novo mundo.

O blog também entra em realizações nesses 30 dias.. aprendi muito sobre presença digital nesse meio tempo, o que pode ser aplicado para muitos futuros negócios.

Mas ainda acredito que a maior realização desses 30 dias foi conseguir ter encaixado uma rotina, hábitos e principalmente um sistema que me permite colocar em produtividade rapidamente e com eficiência.

O modelo é baseado na metodologia do David Allen, chamado “Getting Things Done” ou simplesmente GTD, aplicado usando o Todoist.

GTD

Consigo assim de maneira rápida ver o que é importante e deve ser feito a cada dia para me manter focado! Tenha lista de contexto e de urgências, consigo definir o que é importante e precisa ser priorizado. Repense a forma como você usa sua to-do list!

LIÇÕES MAIS VALIOSAS

Se for para tirar uma lição apenas eu escolheria essa.. vale a pena desacelerar! Viver a vida trabalhando 12 horas por dia e nos finais de semana em algo que não te motiva esperando a aposentadoria é o pior plano que pode existir.. apenas dinheiro não paga esse sacrifício.

Estou em uma rotina em que trabalho muitas horas ainda durante o dia, isso é importante, mas trabalho no que me motiva.. estudando startups, consultoria, investimentos, pesquisando e aprendendo sobre tudo e tentando criar novos negócios. Meu nível de energia e stress ao fim da tarde é algo totalmente diferente.

Outro grande aprendizado é de que o mercado está repleto de pessoas buscando o sucesso, buscando mais do que tem hoje, tentando parceria e novos negócios, mas ainda falta muito comprometimento.. ainda existe muita aventura.

Se você perguntar a qualquer um se ele quer montar um novo negócio eles vão direto pensar na possibilidade de incremento financeiro e topar, mas não enxergam que o caminho a ser percorrido é duro, que você tem que querer fazer mais que seus concorrentes para dar certo.. exige comprometimento e suor todos os dias!

Ou seja… escolha bem seus parceiros.. busque pessoas determinadas a fazer acontecer, pessoas que fazem o que falam, e que fazem mais do que falam (Walk the talk). Não esqueça que você é a média das 5 pessoas com quem você mais convive.

Sobre produtividade, aprenda a se questionar.. o que eu fiz de produtivo hoje? Estou só me ocupando ou estou fazendo o que é importante?

Confesso que patinei um pouco no começo.

Não é fácil você acordar e não ter mais obrigação nenhuma.. você não tem mais seu emprego, tem dinheiro na conta que te permite aproveitar por algum tempo a vida sem receitas, e não tem pressão nenhuma de correr atrás dos seu sonhos.

Acredite, a pressão ainda é um forte motivador.. quando você tem contas a pagar e não tem reserva você acaba se forçando a correr atrás.. embora não seja o meio mais efetivo, isso acaba funcionando.

Mas o melhor ainda é quando você corre atrás das coisas porque elas são seu sonho, porque você está motivado a fazer acontecer mesmo sem pressão, mesmo sem obrigação.

Então, aprenda a criar bons meios de ser produtivo.. processos e ferramentas podem ajudar e você deve ter, mas se existe um segredo fundamental é esse:

Crie bons hábitos e se torne escravo deles! (Og Mandino)

Se você tiver bons hábitos que te permitam ser produtivo, conseguir gerenciar sua energia (e não seu tempo), e conseguir fazer o que é importante e não o que é urgente, acredito que estará no caminho certo.

E aproveitando o assunto, vou iniciar uma série piloto de mudança de hábitos.

Uma série, com interação diária, conteúdo diário, e metrificação de progresso para realmente fazer novos hábitos surgirem.

Essa série de novos hábitos que vai durar 60 dias, com execução dia após dia, para maximizar as chances da criação de novos hábitos.

E como será um piloto, onde eu também irei aprender, não posso me comprometer com muita gente, pois quero dar atenção a cada pessoa que topar esse desafio.

Então os 15 primeiros que toparem esse desafio entrarão na minha lista de e-mail, e receberão diariamente e-mails com desafios e insights para formação de novos hábitos.

Se tá interessado, eu te explico mais. É só se cadastrar com seu e-mail abaixo.

Desafios de criação de novos hábitos

Insira o seu endereço de email abaixo para se inscrever!>

Vamos continuando em busca do sucesso, a jornada está começando e os aprendizados não param.. vamos em frente!

E isso é só o começo.