Largar tudo! Mas o que é tudo?

Bem-vindo ao meu primeiro post! Agradeço muito por você estar aqui lendo, espero conseguir gerar valor para você com esse texto.

Como seu tempo é precioso, vou ser bem claro, aqui está a lista de tópicos que vou discutir nesse post.

Assim se não for de seu interesse não vou desperdiçar seu tempo!

Tomara que seja de seu interesse.. melhor ainda se você quiser discutir e contribuir!

  • Porque tomei a decisão “radical” de largar tudo e você deveria fazer o mesmo!
  • Qual é o meu sonho
  • O que deixei para trás
  • Porque criei um blog
  • O que eu vou contar aqui e porque você deve voltar com frequência

PORQUE TOMEI A DECISÃO “RADICAL” DE LARGAR TUDO E VOCÊ DEVERIA FAZER O MESMO!

“The sure sign of an amateur is he has a million plans and they all start tomorrow.” (Turning Pro)

A frase acima resume “quase” tudo!

Porque vou largar o meu salário que me dá um ótimo conforto?

Que gerou minhas economias, que podem me dar estabilidade para o casamento e os filhos que estão sendo planejados?

Porque correr riscos?

Essas perguntas me martelaram por anos e anos.

A decisão de mudar de caminho já estava tomada, mas sempre podia esperar mais um pouco.. deixa para depois!

O fim de 2015 marcou a superação de grandes desafios profissionais, muitas madrugadas viradas no escritório comendo pizza resultaram em um planejamento nacional do setor portuário, publicado pela Secretaria de Portos e utilizado para guiar os investimentos do setor (ver PNLP).

Após o grande desafio vem a calmaria.. o momento de traçar os próximos desafios dentro do trabalho.

O problema foi  ausência de desafios tão grandes quanto queria.

O pensamento de empreender que sempre sonhei voltava a martelar a cabeça e as leituras de novos livros e novos cursos apontavam uma mensagem bem clara:

“Chega de tudo que não interessa para você! Comece a dizer chega para tudo que te pesa, que não te soma. Chega de pessoas ruins, de livros ruins, de filmes ruins, de atividades que não estão ligadas ao seu objetivo de vida. Mude!” (Gabriel Goffi)

O turning point estava chegando, eu queria algo novo, desafiador e repleto de riscos que exigissem o meu máximo. As experiências anteriores valeram a pena, foi ótimo, mas eu queria mais.. eu quero mais!

“Que riscos você está assumindo com as suas atuais decisões? Não tomar decisões agora é um risco maior ainda, pode eliminar alguns caminhos seus no futuro. Não correr riscos é muito arriscado!” (Michel Ellsberg)

Se você não está correndo riscos e não está fazendo o que gosta de fazer você nunca será o melhor. Se pergunte.. você quer ser médio/medíocre e ter uma vida como a maioria, reclamando mais do que não tem do que agradecendo pelo que tem ou você quer ser a melhor versão de si mesmo?

QUAL É O MEU SONHO

Eu sempre soube que meu sonho era empreender, evoluir, educar, aprender!

Nada que gere conforto, pague minhas contas mas não atenda os princípios acima vai atender!

Chegou a hora de deixar para trás as amarras que estavam impedindo que eu me torna-se a minha melhor versão.

E você, qual é o seu sonho? O que você está fazendo para alcançá-lo?

O QUE DEIXEI PARA TRÁS

 “Estar apto a desistir de coisas que não funcionam é fundamental para ser um vencedor.” (Tim Ferriss)

Após mais de 5 anos de experiência de Labtrans/UFSC, cercado de um time repleto de especialistas do setor, aprendi um pouco sobre portos. Hoje posso com tranquilidade falar sobre portos com qualquer técnico da Secretaria de Portos sendo respeitado pelo meu conhecimento e pelos estudos que auxiliei a produzir para essa secretaria.

Vou e deixo tudo isso para trás.. 5 anos de conhecimento portuário que podem valer pouco se decidir empreender em outra área não relacionada a isso. Mas levo do LabTrans/UFSC muitos aprendizados de vida. Conheci pessoas espetaculares que me ensinaram sobre como liderar, como gerenciar projetos, como motivar uma equipe, e diversas outras características fundamentais para empreender.

Como diz Tim Ferriss, melhor deixar 5 anos de conhecimento portuário para trás do que acumular mais 30 anos se não é isso que desejo para minha vida.

Então vou nessa.. chegou a hora de desatracar o navio e rumar para outros desafios. Vou estudar e empreender.

A primeira pergunta que me fazer é.. tá, mas no que você vai empreender Macan? A resposta é o que surpreende a maioria… Não sei!

Não sei mesmo.. mas sei que continuar planejando a logística do setor portuário não é o caminho para masterizar a arte de empreender e que para eu ter sucesso buscando os meus sonhos preciso deixar isso de lado, sentar a bunda na cadeira e estudar empreendedorismo, startups, franquias, inovação, e muita coisa até ter uma ideia que faça valer a pena colocar toda minha energia e meus recursos.

Acredito que o sucesso é uma ciência, e que pode ser aprendido e masterizado com planejamento e esforço direcionado. Não e seu nível de inteligência que define seu sucesso, mas sim o quão forte você deseja e corre atrás disso.

“Tudo a sua volta que você  chama de vida foi criado por pessoas não mais espertas do que você. Você pode mudar isso. Você pode influenciar isso. Uma vez que você aprende isso você nunca mais será o mesmo.” (Steve Jobs)

Hoje escrevo o post sentado em uma biblioteca, fazendo pesquisa sobre o mercado, abrindo minha cabeça para novas oportunidades.. e vou ficar aqui até chegar na ideia do meu negócio. Não vou aceitar o não.. vou fazer esse negócio dar certo.. custe o que custar!

PORQUE CRIEI UM BLOG

Para ter sucesso em qualquer negócio primeiro você precisa conhecer a si mesmo. Foi estudando minhas virtudes e minhas limitações que percebi que sou movido a desafios e que sou comprometido com a minha palavra.. essa é a melhor forma de me obrigar a fazer algo bem feito.

“Aquele que controla os outros pode ser forte, mas aquele que se domina é ainda mais poderoso” (Lao-Tsé)

O Blog nada mais é do que um meio de motivar a ação.. já que estou comprometido a contar aqui a minha jornada, seja ela de sucesso ou de fracasso. Mas pode ter certeza.. escrever aqui sobre fracasso não é a minha meta, então vou planejar, agir e dar o meu melhor para aumentar as chances de relatar sucessos por aqui. Esse compromisso de relatar aqui o que estou fazendo pode ser a chave da motivação para o sucesso.

O QUE EU VOU CONTAR AQUI E PORQUE VOCÊ DEVE VOLTAR COM FREQUÊNCIA

Quem aqui conhece um blog com várias dicas de sucesso de empreendedorismo, de produtividade, de como estudar, como evoluir e tudo mais? Eu conheço vários.. mas nenhum deles foi escrito antes do sucesso.. todos só relatam a história dos vencedores, e muitas vezes noto a falta do relato dos primeiros passos. Que questionamentos você se fez, que leituras você realizou, o que deu errado, como você descobriu o que deu errado e por aí vai!

Esses assuntos relacionado a empreendedorismo, sobre os cursos que estou fazendo, livros que estou lendo, pessoas que me inspiram, questionamentos que faço todos os dias será detalhado aqui. Tenho uma jornada em busca de alta performance, em busca de mais energia, de sucesso, de felicidade. Mesmo que você não deseje empreender, ser mais produtivo e ter uma performance maior pode te levar mais longe em qualquer que seja seu desafio, profissional ou pessoal.

Tá interessado? Então o melhor que você pode fazer para me ajudar é comentar aí em baixo e me ajudar a construir essa ideia. Se quiser também pode compartilhar ou deixar seu e-mail que vou manter você informado de quando tive novidades por aqui!

E se você não viu, também escrevi um artigo um mês após este que conta o que aprendi em um mês após largar o emprego.

Grande abraço.